Projetos Básicos das Barragens Pedreira e Duas Pontes foram entregues hoje

Tamanho da letra:

Nota à imprensa

30.7.2013

 

Na manhã de hoje, 30 de julho, foram entregues no Gabinete do Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson de Oliveira Giriboni, os Projetos Básicos das Barragens de Pedreira e Duas Pontes.

Estiveram presentes na entrega do documento o Presidente do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, Sr. Gabriel Ferrato dos Santos, Prefeito de Piracicaba; o Vice-Presidente do CBH-PCJ, Sr. Marco Antonio dos Santos; o Secretário-executivo dos Comitês PCJ, Sr. Luiz Roberto Moretti e a Diretora-presidente em exercício da Agência PCJ, Sra. Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi.

Também prestigiaram o evento os senhores Francisco Nascimento Brito, prefeito de Embu das Artes e presidente do CBH-AT e o Sr. Richard Hiroshi Ouno, da CETESB, representando o Secretário Executivo do CBH-AT.

As cópias dos projetos básicos das barragens Pedreira e Duas Pontes foram entregues diretamente ao Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Sr. Edson de Oliveira Giriboni, e ao Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Sr. Alceu Segamarchi Jr, e foram solicitadas as providências necessárias visando ao prosseguimento dos estudos, aos licenciamentos cabíveis e à viabilização dos recursos financeiros necessários à implantação das duas barragens propostas, tendo em vista o compromisso público firmado pelo Excelentíssimo Governador do Estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, perante os Comitês PCJ, durante a realização do “1º Simpósio dos Comitês PCJ - Gestão das Águas: Construindo um Futuro Sustentável”, ocorrido na cidade de São Pedro, em 31/07/12.

Os Comitês PCJ, desde a sua instalação, em novembro de 1993, vêm enfrentando o problema da disponibilidade hídrica (qualitativa e quantitativa) nas Bacias PCJ, destacadamente à jusante do Sistema Cantareira.

A partir de 2006, com o apoio financeiro da empresa Petróleo Brasileiro S.A./Petrobras, devido à ampliação da vazão outorgada a essa empresa, foram intensificados os estudos visando à construção de barragens à jusante do Sistema Cantareira.

Recentemente, foram concluídos os projetos básicos das barragens Pedreira e Duas Pontes, pela empresa Projectus Consultoria Ltda., os quais foram submetidos à análise e aprovação das Câmaras Técnicas de Monitoramento Hidrológico e de Planejamento, dos Comitês PCJ.

 

Ivanise Pachane Milanez
Assessoria de Comunicação
Agência das Bacias PCJ
19.34372100