Com muitas conquistas e desafios, Comitês PCJ comemoram 25 anos

Considerado a parcela paulista dos Comitês PCJ, o CBH-PCJ (Comitê Estadual das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) completa 25 anos de instalação neste domingo, dia 18 de novembro. São 25 anos de dedicação à gestão dos recursos hídricos que fizeram com que a entidade seja considerada uma referência nacional e internacional nesta área. A primeira comemoração da data será na Câmara de Vereadores de Piracicaba no próximo dia 24 (sábado), com uma Sessão Solene restrita a convidados. Na ocasião, serão homenageadas 36 pessoas que fazem parte da história dos Comitês PCJ.

Leia mais...

Processo de seleção da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ recebe inscrições de 38 projetos para tratamento de esgoto e combate às perdas de água

A seleção de empreendimentos iniciada neste mês de novembro pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ recebeu a inscrição de 38 projetos, com orçamento total estimado em aproximadamente R$ 171,7 milhões. São ações previstas nas áreas de tratamento de esgoto e combate a perdas de água no abastecimento das cidades das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com recursos provenientes da Cobranças PCJ Federal e Paulista (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União e do Estado de São Paulo) e compensação financeira/royalties do setor hidrelétrico (Fehidro).

Leia mais...

Homenagem ao professor Harold Gordon Fowler

Harold Gordon Fowler faleceu ontem, 5 de novembro, na cidade de Rio Claro, após lutar bravamente contra um câncer. O esposo, pai, amigo e membro ativo dos Comitês PCJ nos deixou. Fowler era um professor reconhecido pelos seus trabalhos na área acadêmica. Incansável, trabalhou até os últimos meses de sua vida, não poupando esforços para estar ao lado dos familiares, alunos e amigos até o último instante.

Leia mais...

Bacias PCJ: municípios e serviços de água têm nova oportunidade para apresentar projetos

A partir desta terça-feira, dia 6 de novembro, serão abertas as inscrições para seleção de empreendimentos nas áreas de tratamento de esgoto e combate a perdas de água no abastecimento pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ. Os interessados têm até quinta-feira, dia 8, para protocolarem seus projetos na Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ investem em estudo de alternativas de abastecimento na Bacia do Rio Corumbataí

Na manhã de hoje, 29, os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ assinaram oficialmente o contrato com a Engecorps, empresa que será responsável pela realização de estudo com foco em antever e, especialmente, combater crises hídricas na Bacia do Rio Corumbataí, que abrange um total de nove municípios – Piracicaba, Rio Claro, Santa Gertrudes, Corumbataí, Cordeirópolis, Analândia, Ipeúna, Itirapina e Charqueada. A assinatura foi no gabinete do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que também é o atual presidente dos Comitês PCJ.

Leia mais...

Com investimento de R$ 480 mil, Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ focam o futuro para evitar riscos de desabastecimento na Bacia do Rio Corumbataí

Estudo visa antever e prevenir problemas de abastecimento hídrico nos municípios que compõem a bacia, o que comprometeria a economia local e regional, e, assim, assegurar o fornecimento de água para uso doméstico, industrial, comercial e agrícola; assinatura de contrato será na segunda-feira, dia 29, às 10h, no Gabinete do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, atual presidente dos Comitês PCJ

Leia mais...

Parceria entre Agência das Bacias PCJ e SOS Mata Atlântica reflorestará área equivalente a 88 campos de futebol

Um total de 88 hectares de terra, equivalente à uma área de 88 campos de futebol, será restaurado em Analândia (SP) graças à uma parceria firmada nesta terça-feira, dia 9, entre a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e a Fundação SOS Mata Atlântica. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas entidades ocorreu no Centro de Experimentos Florestais da SOS Mata Atlântica, em Itu (SP).

Leia mais...

Em busca da excelência no saneamento, Bacias PCJ terão o 1º Centro de Capacitação na área

Um acordo de cooperação assinado nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, entre a Agência das Bacias PCJ, Consórcio PCJ e Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (ARES-PCJ), garantirá a implantação do 1º Centro de Capacitação na área de Saneamento nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A cerimônia de assinatura foi realizada em uma sala do Teatro Municipal de Nova Odessa.

Leia mais...