Webinar discute passado, presente e futuro do Rio Jundiaí

"Conversando sobre o Rio Jundiaí, como estamos e o que podemos alcançar juntos". Este é o tema do webinar promovido por duas câmaras técnicas dos Comitês PCJ, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro, das 14h às 16h.

Leia mais...

Seminário da CT-SA aborda Universalização do Saneamento em Tempos de Pandemia

A Universalização do Saneamento em Tempos de Pandemia será o tema do 5º Seminário da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ. O evento ocorrerá sob a forma de webinar na quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 13h30. A inscrição pode ser feita até as 11h do dia 17 de setembro no link: https://bit.ly/3ionQTj. A transmissão será pelo YouTube: https://youtu.be/vspIpiya6JI

Leia mais...

Estudo visa prevenir enchentes nos municípios da Bacia do Rio Jundiaí

Com a realização do terceiro seminário, desta vez virtual, o estudo que visa prevenir enchentes nos 11 municípios da Bacia do Rio Jundiaí chegou à sua quinta etapa. O evento foi promovido nesta quinta-feira, 3 de setembro, pela Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, com a participação de cerca de 30 pessoas. Na ocasião foram apresentadas as primeiras recomendações do prognóstico do Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí, com ações imediatas e não estruturais.

Leia mais...

Plano de Recursos Hídricos das Bacias PCJ é aprovado pelos Comitês PCJ

Após quatro anos de debates, os Comitês PCJ aprovaram, nesta terça-feira, 31 de agosto, o Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para o período de 2020 a 2035. A decisão, por unanimidade, ocorreu durante a Reunião Plenária dos colegiados, realizada por videoconferência, com a participação de mais de 130 pessoas, entre membros e convidados.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ realiza ação em comemoração ao Dia da Árvore

Elas abrigam pássaros, espalham sementes, fornecem sombras, diminuem a temperatura, auxiliam na purificação e umidade do ar, além de deixarem a paisagem mais agradável e bonita. Patrimônio ambiental das cidades, as árvores têm ligação direta com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Com o objetivo de incentivar o plantio e a conservação das diferentes espécies, os colaboradores da Agência das Bacias PCJ realizam, ao longo de setembro, a campanha “Mês da Árvore PCJ”.

Leia mais...

Plano das Bacias PCJ 2020-2035 prevê necessidade de investimentos de R$ 7,6 bilhões

O planejamento de ações para os próximos 15 anos com investimento estimado em R$ 7,6 bilhões é uma das principais características do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, que será votado pelos Comitês PCJ na segunda-feira, dia 31 de agosto. A decisão ocorrerá durante a Reunião Plenária dos Comitês PCJ, órgãos colegiados responsáveis pela aprovação e acompanhamento da implementação das ações previstas. O evento será por videoconferência e poderá ser acompanhado pelo link https://bit.ly/31wZUHb.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ tem atuação renovada até 2035

Criada há quase 11 anos pelos Comitês PCJ, a Fundação Agência das Bacias PCJ teve sua atuação renovada por mais 15 anos pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos(CNRH). A decisão ocorreu na tarde desta terça-feira, 25 de agosto, durante reunião plenária virtual do CNRH, quando o órgão decidiu aprovar, por unanimidade, a renovação da delegação das funções de Agência de Água para a Agência das Bacias PCJ até 31 de dezembro de 2035.

Leia mais...

Financiado pelos Comitês PCJ, empreendimento de combate às perdas de água é inaugurado em Bom Jesus dos Perdões

Com o objetivo de melhorar o abastecimento no município, Bom Jesus dos Perdões(SP) inaugurou nesta quarta-feira(12/08/2020), um empreendimento voltado ao combate às perdas de água financiado pelos Comitês PCJ e pela Agência das Bacias PCJ. A obra consistiu na implantação física da setorização, fornecimento e instalação de macromedidores de vazão e nível, com controle de pressão e reabilitação da infraestrutura das redes e ligações de água, além de sistema de monitoramento por Telemetria no sistema de abastecimento de água. A meta é, em 20 anos, reduzir o índice de perdas de 31,7% para 20%.

Leia mais...