Cobrança PCJ avança na questão da dívida ativa

Desde janeiro de 2018, representantes da Agência das Bacias PCJ e de outras Agências de Bacias do Estado de São Paulo, participaram de reuniões na Procuradoria Geral do Estado - PGE, em São Paulo, para definir e validar procedimentos para inserção de débitos da cobrança pelo uso de recursos hídricos em rios de domínio do Estado de São Paulo no Sistema da Dívida Ativa.  A Dívida Ativa refere-se ao status dos créditos a favor do Estado depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, seja pela lei ou por decisão proferida em processo regular. Esses créditos são regularmente inscritos pela PGE.

Leia mais...

Comitês PCJ aprovam relatório final da 1ª etapa da revisão do Plano de Bacias

Os Comitês PCJ aprovaram, nesta sexta-feira (27/04/2018), o relatório final da 1ª etapa da Revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020. A decisão, de forma unânime, foi tomada durante a 21ª Reunião Ordinária da entidade, na DAE S/A, em Jundiaí. Cerca de 110 pessoas de mais de 20 municípios participaram do evento, entre representantes de Prefeituras, Câmaras de Vereadores, órgãos municipais, estaduais e federais, empresas, organizações não governamentais e sociedade civil.

Leia mais...

Plenária dos Comitês PCJ debaterá Plano de Bacias e outros assuntos em Jundiaí

No próximo dia 27 de abril, sexta-feira, acontecerá mais uma reunião plenária dos Comitês PCJ. A 21ª Reunião Ordinária dos Comitês PCJ será realizada no auditório ‘Planeta Água’ da DAE S/A, em Jundiaí, trazendo, entre os temas de maior importância, a apresentação do relatório final da primeira etapa da revisão do Plano das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) 2010-2020.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ inicia 1ª fase do Projeto Papel Zero

A Agência das Bacias PCJ iniciou a primeira fase do projeto Papel Zero, com a contratação da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) para a realização de estudos e pesquisas para elaboração e acompanhamento da implantação da metodologia de gestão de documentos. A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada na manhã desta segunda-feira (23/04/2018), na sede da entidade, em Piracicaba.

Leia mais...

Encontro Pós-Fórum vai debater legado do maior evento sobre água do planeta e compartilhar experiências das Bacias PCJ

Compartilhar os conhecimentos, divulgar as experiências adquiridas durante o 8º Fórum e debater o legado do maior evento sobre água do planeta são os principais objetivos do Encontro Pós Fórum Mundial da Água, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 17, em Rio Claro. O evento será das 10h às 13h no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e é uma realização do Consórcio PCJ, com o apoio da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, através da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA).

Leia mais...

Comitê da parcela mineira das Bacias PCJ completa 10 anos hoje

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ) comemora nesta terça-feira (27/03/2018) 10 anos de sua instalação, realizada em 27 de março de 2008. Considerado a parcela mineira dos Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o CBH-PJ abrange cinco municípios de Minas Gerais situados no território das Bacias PCJ: Camanducaia, Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Toledo.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ comemoram resultados positivos do “maior Fórum Mundial da Água da história”

Foram dias intensos, de muitas aprendizagens e troca de experiências com pessoas de diferentes regiões e países. Não é por acaso que o 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília entre os dias 17 e 23 de março, é considerado “maior da história”, com a participação recorde de mais de 120 mil pessoas. Na avaliação do diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, o evento superou todas as expectativas possíveis.

Leia mais...

4º Seminário de Saúde Ambiental acontece no dia 24 de abril, em Rio Claro

Acontece no próximo dia 24 de abril, no Centro de Estudos Ambientais da Unesp de Rio Claro, o 4º Seminário de Saúde Ambiental. O evento, organizado pela CT-SAM (Câmara Técnica de Saúde Ambiental) e pelos Comitês PCJ, e que conta com apoio da Agência das Bacias PCJ, terá programação focada no tema “Soluções em Saneamento Ambiental”. No período da manhã, entre 8h e meio dia, serão ministradas três palestras. No período da tarde, das 14h às 16h, será realizada a 2ª capacitação em Plano de Segurança da Água.

Leia mais...