PARCERIA INTERNACIONAL

Agência das Bacias PCJ assina termo de cooperação técnica com associação de municípios da América Central

Leia mais...

Comitiva de El Salvador, Guatemala e Honduras estão em Piracicaba para conhecer trabalho realizado pela Agência das Bacias PCJ e poder público

Uma comitiva formada por oito prefeitos de diferentes municípios do chamado "Triângulo do Norte" - tríplice fronteira da América Central formada por Honduras, El Salvador e Guatemala – estão em Piracicaba nesta semana (segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de abril) para conhecer o trabalho realizado pela Fundação Agência das Bacias PCJ e também o sistema de saneamento básico gerenciado pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Leia mais...

Comitivas da Europa e Colômbia iniciam hoje, na Agência PCJ, a Missão Eco Cuencas Brasil

Foi iniciada na manhã de hoje, a Missão Eco Cuencas Brasil, com atividades na Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba. Participam dos trabalhos uma comitiva europeia de especialistas em gestão de recursos hídricos, além de representantes da Corporación Cuenca Verde, da Colômbia, e profissionais da FESP-SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e da Agência das Bacias PCJ.

Leia mais...

Barjas Negri é eleito presidente dos Comitês PCJ

O prefeito de Piracicaba Barjas Negri foi eleito por unanimidade e empossado, na manhã desta sexta-feira, dia 31, presidente dos Comitês PCJ, para o mandado de 2017 a 2019. A eleição aconteceu durante a 19ª Reunião Ordinária da entidade, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), e contou com a participação de cerca de 250 pessoas. Além da eleição da diretoria e posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários e organizações civis) e indicados pelos órgãos governamentais (municípios, estados e União), diversos outros assuntos e deliberações importantes foram votados e aprovados no encontro.

Leia mais...

Diretoria dos Comitês PCJ será renovada no próximo dia 31

A diretoria dos Comitês PCJ será renovada na próxima sexta-feira, dia 31, com a posse dos novos membros da entidade, responsável pela gestão dos recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A primeira reunião plenária dos Comitês PCJ de 2017 acontece a partir das 9h30 no auditório da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), na Vila Areão, em Piracicaba. Além da eleição da diretoria e posse dos membros eleitos da sociedade civil (usuários e organizações civis) e indicados pelos órgãos governamentais (municípios, estados e União), diversos outros assuntos e deliberações importantes serão tratados durante o encontro.

Leia mais...

PIPs financiados pela Agência PCJ servem de base para o “Nascentes de Holambra”, programa inovador de conservação de água e que deverá ser exemplo para o país

Os PIPs (Planos Integrais de Propriedades) de 105 propriedades rurais de Holambra que participam do Programa Nascentes foram entregues nesta semana pelo diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera ao secretário de Estado da Agricultura, Arnaldo Jardim e ao prefeito Fernando Fiori de Godoy, durante evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. O programa, inédito e inovador, foi lançado em novembro de 2015 pelo governador Geraldo Alckmin e tem colhido os primeiros resultados neste ano com a ajuda dos PIPs, que foram financiados pela Agência PCJ e são os projetos executivos que servem de base para as demais etapas do Nascentes de Holambra.

Leia mais...

No Dia Mundial da Água Campinas anuncia a construção de reservatório de água bruta

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nessa quarta-feira, 22 de março, o decreto de desapropriação das áreas no distrito de Sousas, onde será construído o reservatório de água bruta de Campinas, “Nosso Cantareira”.

Leia mais...

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Mudanças climáticas e recursos hídricos: o que 2014 deveria ter nos ensinado

Diz o ditado que aprendemos com nossos erros. Porém, se observarmos atentamente a história da humanidade, notaremos que tal afirmação não é verdadeira. É fato que muitos de nossos avanços foram conquistados a partir da constatação de uma necessidade – e daí origina-se outro ditado, que afirma que a “necessidade faz as coisas acontecerem”. Porém, analisando a relação entre o homem e o meio ambiente, e, ainda, mais especificamente, a civilização moderna e os recursos hídricos/naturais, notaremos que, há vários séculos, estamos errando no que tange ao uso consciente e sustentável de nossos recursos.

Leia mais...