Integração, gestão de recursos, fortificação dos comitês de bacias, mudanças climáticas, desafios e metas marcam edição 2017 do ENCOB

Como trabalhar de modo integrado para gerenciar e preservar os nossos recursos hídricos, de modo a viabilizar um futuro melhor e sustentável ao país. Em linhas gerais, esse foi o tom da edição deste ano do XIX ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), que se encerrou na sexta-feira (10/11/2017). O evento reuniu, em Aracaju (SE), mais de 800 pessoas, entre representantes de comitês de bacias, entidades ligadas à gestão hídrica, e técnicos.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ recebe 19 inscrições para projetos de demanda espontânea

A Agência das Bacias PCJ recebeu, entre os dias 6 e 8 de novembro, as inscrições de 19 projetos de demanda espontânea para captação de recursos das Cobranças PCJ e da Compensação Financeira dos royalties do setor hidrelétrico. São nove projetos na área de combate às perdas de água (Programa de Duração Continuada 05) e outros 10 relacionados ao tratamento de esgoto (PDC03).

Leia mais...

ENCOB 2017 abre espaço para programas internacionais de gestão dos recursos hídricos

Desde terça (07/11/2017) até sexta-feira (10/11/2017) acontece, em Aracaju, o XIX ENCOB 2017 - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Durante o evento, estão sendo apresentados os detalhes, resultados e previsões relacionadas ao Programa WaterClima LAC, do qual fazem parte a Ação Eco Cuencas, Projeto Água sem Fronteiras e Gestão de Zonas Costeiras. Uma oficina específica sobre a Ação Eco Cuencas, na qual um dos quatro projetos-piloto foi desenvolvido nas Bacias PCJ, começou a ser ministrada na terça e será concluída nesta quarta-feira (08/11/2017). Mais de 800 pessoas participam do ENCOB 2017. Os Comitês PCJ estão com uma comitiva formada por 30 pessoas.

Leia mais...

Ação Eco Cuencas fará apresentação geral para Comitês de Bacias de todo o Brasil

Os Comitês de Bacias brasileiros terão a oportunidade de conhecer melhor neste mês de novembro a Ação Eco Cuencas, iniciativa internacional que envolve nove parceiros da América Latina e Europa, e da qual as Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) é uma das bacias hidrográficas piloto. A ação será um dos temas do XIX ENCOB (Encontro Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica), que será realizado em Aracaju (SE), entre terça e sexta-feira, de 7 a 10 de novembro.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ abrem inscrições para empreendimentos de demanda espontânea

A Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ irão receber, entre os dias 6 e 8 de novembro, inscrições de projetos de demanda espontânea para captação de recursos das Cobranças PCJ e da Compensação Financeira dos royalties do setor hidrelétrico. As inscrições para pré-qualificação deverão ser feitas na sede da Agência das Bacias PCJ, em Piracicaba, no período das 8h às 17h, e estarão abertas para todos os interessados que estejam aptos a participar do processo seletivo. O valor disponível para financiamento em 2018 só será conhecido no final do processo.

Leia mais...

Manual e roteiro ajudarão municípios a definirem áreas prioritárias para recomposição florestal

Um manual técnico para o mapeamento de áreas prioritárias locais e um roteiro para elaboração de Plano de Recomposição Florestal deverão ser lançados em 2018 pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ com o objetivo de orientar os municípios das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) a recuperarem áreas que necessitam de reflorestamento e conservação de solo - ações fundamentais para conservação e produção de água. Os dois documentos foram elaborados na segunda etapa da atualização do “Plano Diretor para Recomposição Florestal visando à conservação de águas nas Bacias PCJ” e debatidos no contexto do Relatório 2, sexta-feira, dia 27, durante reunião pública no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa.

Leia mais...

Comitês PCJ reduzem vazão do Cantareira para 4,5 m³/s

A ocorrência de chuvas e previsão de novas precipitações nos próximos dias fizeram com que os Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) decidissem pela redução das descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ de 12 m³/s para 4,5 m³/s. A nova vazão já ocorre desde o último final de semana e será um dos assuntos a serem debatidos na 175ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ (CT-MH), nesta terça-feira, dia 31 de novembro, na sede do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana. (mais informações abaixo)

Leia mais...

Plano de Ações será o tema das consultas públicas para revisão do Plano das Bacias PCJ nos dias 23 e 24

Os dois eventos, promovidos pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, fazem parte da terceira etapa da revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020 e serão realizados na próxima segunda-feira (23/10/2017), em Piracicaba, e terça-feira (24/10/2017), em Bragança Paulista; os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 22.

Leia mais...