COMITÊS PCJ E AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ: TRATANDO A ÁGUA COMO NOSSO BEM MAIOR

Em alguns lugares, escassez; noutros, excesso. Em ambos, desastres. As projeções para o futuro não são boas, e acendem vários sinais de alerta que apontam: se não cuidarmos, haverá falta de fontes de água doce para atender de forma satisfatória à população do planeta. De toda água disponível, cerca de apenas 2,5% está disponível para consumo (água doce), e a maior parte dela está retida nas geleiras das calotas polares.

Leia mais...

Presidente da Rede Latino-americana de Bacias Hidrográficas visita sede da Agência das Bacias PCJ

Na tarde desta quarta-feira, 13 de março, o presidente da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias (RELOC), Roberto Olivares (México), visitou as dependências da Agência das Bacias PCJ. Ele foi recepcionado pelos diretores Sergio Razera (Presidente), Ivens de Oliveira (diretor administrativo e financeiro) e Patrícia Barufaldi (diretora técnica), bem como por João Baraldi, coordenador da câmara técnica de uso e conservação da água no meio rural dos Comitês PCJ, Petrus Weel, ambientalista membro da CT-Rural e CT-RN, e membro do Conselho Deliberativo da Agência das Bacias PCJ, e demais colaboradores da Agência.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ lança seu primeiro Relatório Institucional

O Relatório Institucional da Agência das Bacias PCJ 2018 está sendo lançado pela entidade neste mês de fevereiro, no ano em que a Agência irá completar 10 anos de existência. Trata-se da primeira agência de águas do mundo a produzir um relatório desse tipo, seguindo as diretrizes da GRI Standards - da organização multistakeholder Global Reporting Initiative -, metodologia mais utilizada por organizações de diversos setores, em todo o mundo, para relatórios de sustentabilidade.

Leia mais...

Em busca de aperfeiçoamento, Agência das Bacias PCJ institui seu próprio Código de Ética

A partir deste ano de 2019, a Agência das Bacias PCJ instituiu seu próprio Código de Ética, que deverá nortear as relações entre seus colaboradores e também da entidade com seus parceiros e o público externo em geral. O documento foi elaborado com a efetiva participação dos colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos e aprovado neste mês de fevereiro pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo da entidade.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ dá início a estudo que visa prevenir enchentes nos municípios da Bacia do Rio Jundiaí

Onze municípios serão beneficiados com Plano de Macrodrenagem; investimento neste estudo é de cerca de R$ 1,5 milhão, proveniente da Cobrança PCJ Federal

Leia mais...

Inovações tecnológicas são temas de seminário da CT-ID dos Comitês PCJ em Piracicaba

“Inovações Tecnológicas e Pesquisas Aplicadas à Gestão do Saneamento e Recursos Hídricos” são os temas do seminário que será promovido pela Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ, em Piracicaba, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O evento será no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), das 14h às 18h, no Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba (NEA/SEDEMA).

Leia mais...

Escola da Água e Saneamento inicia capacitações com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população

A Escola da Água e Saneamento iniciou nessa segunda-feira, dia quatro de fevereiro, a primeira aula da Turma 1 do curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, no Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana (SP). As capacitações acontecem até a próxima sexta-feira, dia oito, das 8h às 17h e contarão com aulas práticas, também. Participaram da abertura da aula inaugural, o diretor geral da Agência Reguladora de Saneamento (ARES-PCJ), Dalto Favero Brochi, o presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, e o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Leia mais...

João Jerônimo prepara livro de memórias sobre as Bacias PCJ

Especialista em recursos hídricos, João Jerônimo Monticeli, foi um dos importantes personagens que fizeram parte da história das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e da “luta pela água” ocorrida na década de 80, que culminou com a fundação do Consórcio PCJ, em 1989. Agora, JJ, como também é conhecido, colocará tudo no papel. Ele prepara o livro “Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: Memórias”, que deverá ser lançando ainda neste primeiro semestre.

Leia mais...