Estudo com diagnóstico sobre as Bacias PCJ será discutido em consulta pública

A Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ vão promover, na quarta-feira (02/08/17) uma consulta pública sobre o diagnóstico que foi confeccionado para as Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e servirá de base para a revisão do Plano das Bacias PCJ (2010-2020). O evento será das 9h às 13h no auditório da Câmara Municipal de Campinas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até segunda-feira(31/07/2017) pelo link http://bit.ly/InscricaoPCJ.

Leia mais...

Estudo feito pela Agência PCJ visa otimizar sistema de tratamento de esgotos em Jaguariúna

O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 20, ao prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, a conclusão do estudo de alternativas e de concepção para o sistema de tratamento de esgotos de Jaguariúna. A cerimônia aconteceu no gabinete do prefeito e também foi acompanhada pelos diretores do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna, Régis Totti Seben(administrativo) e Maria Teresa de Toledo Lima(tratamento de esgotos), e pela coordenadora de Projetos Elaine Franco de Campos e o analista Thiago Furlan Penatti, ambos da Agência PCJ.

Leia mais...

OBRAS FINANCIADAS PELA AGÊNCIA PCJ E COMITÊS PCJ AJUDAM CAPIVARI A REDUZIR PERDA DE ÁGUA PELA METADE

Três empreendimentos financiados pela Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ fizeram com que o município de Capivari diminuísse, pela metade, a perda de água na rede de abastecimento, passando do índice de 53% em 2012 para 23% atualmente. A última ação– segunda etapa da substituição da rede hidráulica da cidade - foi concluída recentemente e inaugurada nesta quarta-feira, dia 19, pelo prefeito Rodrigo Proença e pelo superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), José Luiz Cabral. A Agência PCJ foi representada pela coordenadora de Projetos, Elaine Franco de Campos e pela analista Thais Manoel. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura de Capivari, município que, neste mês, comemora 185 anos de fundação.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ promovem 1ª reunião pública para debater revisão do Plano Diretor de Recomposição Florestal visando a conservação da água na região das Bacias PCJ

A primeira reunião pública para debater sobre a revisão do Plano Diretor de Recomposição Florestal na região das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacias PCJ, visando a conservação da água, será na terça-feira, dia 1º de agosto, das 9h às 13h30, no auditório do IZ (Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo), em Nova Odessa. O evento será realizado pela Agência das Bacias PCJ e pelos Comitês PCJ, coordenado pela empresa IRRIGART Engenharia e Consultoria em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, responsável pela atualização do plano florestal com a participação da sociedade. Neste primeiro evento serão definidas a divisão e classificação das áreas de contribuição, o mapeamento das áreas com demanda florestal e das áreas especiais e a hierarquização das áreas de contribuição.

Leia mais...

Agência PCJ e Comitês PCJ participam de encontro na França e seguem metas preconizadas por OCDE para gestão da água

Pensar no futuro ao planejar e implantar a gestão dos recursos hídricos foi a principal questão defendida no 9º Encontro Internacional sobre a Iniciativa para a Governança da Água, promovido este mês pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na França. O evento aconteceu em Paris nos dias 3 e 4 de julho e contou com a participação de representantes da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ, além de diversas outras entidades como ANA (Agência Nacional de Águas) e o OIEAU (Escritório Internacional da Água). Os debates serviram para reforçar os princípios adotados pela Agência PCJ e Comitês PCJ, que são modelo nacional e internacional nessa área.

Leia mais...

CT-PL aprova financiamento de R$ 65 milhões para 32 projetos e a antecipação das inscrições para empreendimentos de 2018

O financiamento de 32 projetos de demanda espontânea, cuja análise e seleção foram concluídas recentemente pela Agência das Bacias PCJ, foi aprovado na 67ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento (CP-PL) dos Comitês PCJ. Na ocasião, os membros também aprovaram por unanimidade o cronograma e regras para a seleção dos empreendimentos de 2018, a serem financiados com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e cobrança pelo uso da água (cobranças PCJ Paulista, Mineira e Federal).

Leia mais...

Agência PCJ é parceira do Fórum Brasil de Gestão Ambiental que acontece em Campinas

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, no espaço Expo Dom Pedro (Shopping Dom Pedro, Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP), acontece o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, uma iniciativa quadripartite que tem organizações públicas de várias esferas, organizações privadas e mistas, além de não governamentais, entre seus realizadores. Trata-se do maior evento ambiental já realizado no país, onde cerca de 50 atividades simultâneas irão acontecer ao longo de três dias, como palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira, com realização de apoiadores, patrocinadores e convidados, sempre das 8h até 21h.

Leia mais...

Comitês PCJ deverão antecipar para novembro o prazo de inscrições para financiamento de projetos de demanda espontânea

O prazo de inscrições para obtenção de financiamento para empreendimentos de demanda espontânea – exercício 2018, na área das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) deverá ser antecipado pelos Comitês PCJ para o início de novembro deste ano. A deliberação que define o cronograma e as regras para a seleção desses empreendimentos é um dos itens da pauta da 67ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), que será realizada na próxima sexta-feira, dia 07 de julho, no Centro de Conhecimento da Água, em Campinas, a partir das 9h30.

Leia mais...