Parcela mineira das Bacias PCJ discute plano para melhoria dos recursos hídricos na região

Ações para a melhoria dos recursos hídricos na parcela mineira das Bacias PCJ foram discutidas nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, com a apresentação e discussão da minuta do Sumário Executivo daquela região de Minas Gerais, referente à revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020. A atividade ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ1), colegiado mineiro dos Comitês PCJ.

Leia mais...

Projeto de Lei é aprovado e Agência PCJ recebe terreno para construção de sede

A construção de uma sede própria para a Agência das Bacias PCJ foi garantida nesta semana com a aprovação dos vereadores de Piracicaba ao projeto de lei da Prefeitura, que autoriza a doação de um terreno de cerca de 3,9 mil metros quadrados, situado no Parque Tecnológico. As votações, em primeiro e segundo turnos, ocorreram nas sessões de Câmara de Vereadores nas segundas-feiras, dias 2 e 9 de setembro.

Leia mais...

Agência PCJ dá o primeiro passo para contratação de plano de combate às enchentes na região do Rio Capivari

As enchentes em cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Capivari causam grandes problemas. No intuito de auxiliar na solução desta problemática, a Agência das Bacias PCJ e vai contratar o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Capivari, que deve apresentar o diagnóstico e prognóstico a curto, médio e longo prazo da referida bacia.

Leia mais...

500 mil árvores serão plantadas em Charqueada e São Pedro

O “raio-x” ambiental de 30 propriedades que fazem parte das microbacias do Córrego Boa Vista, em Charqueada (SP), e do Córrego Água Branca, no município de São Pedro (SP), serão entregues aos seus proprietários no próximo sábado (31 de agosto). O levantamento, intitulado Projetos Integrais de Propriedades (PIPs), faz parte do Projeto Mananciais – que engloba as duas cidades – lançado em maio de 2018 pela Agência das Bacias PCJ em consenso com a Política de Mananciais dos Comitês PCJ.

Leia mais...

Intercâmaras debaterá cadernos temáticos da revisão do Plano das Bacias PCJ

Com o intuito de debater os planos de ações dos cinco cadernos temáticos que estão sendo elaborados na revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020, os Comitês PCJ realizarão o encontro Intercâmaras nas próximas quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de agosto, no Ciesp de Jundiaí. Para o evento foram recrutados membros das 12 Câmaras Técnicas que integram os Comitês PCJ.

Leia mais...

Agência das Bacias PCJ apresenta Case de Sucesso no Diálogo Interbacias

Muito além da gestão dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água. A Agência das Bacias PCJ busca alternativas que também a definam como uma entidade sustentável ao crescimento humano e ambiental. E as ações implantadas pela Fundação, por meio da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), foram apresentadas como Case de Sucesso durante Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.

Leia mais...

Estudo sobre abastecimento na Bacia do Rio Corumbataí avança com diagnóstico definitivo

A versão definitiva do diagnóstico da Bacia do Rio Corumbataí foi apresentada nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, e servirá de base para o planejamento de ações futuras. A atividade fez parte da segunda etapa do estudo de alternativas de abastecimento de água nesta região, que abrange nove municípios: Analândia, Corumbataí, Cordeirópolis, Charqueada, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Leia mais...

Financiada pela Agência das Bacias PCJ, 1ª usina que transforma esgoto em adubo da RMC é entregue em Nova Odessa

A primeira usina de compostagem de lodo de esgoto da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, pela Prefeitura de Nova Odessa e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). O projeto de construção da unidade foi deliberado pelos Comitês PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e financiado pela Agência das Bacias PCJ, com R$ 1.652.744,55 arrecadados com a Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União). A usina opera em fase de testes desde 1º de julho e vai transformar os resíduos gerados durante o processo de tratamento de efluentes em fertilizante orgânico para uso em praças, parques, jardins e áreas de reflorestamento.

Leia mais...