Comitiva de El Salvador, Guatemala e Honduras estão em Piracicaba para conhecer trabalho realizado pela Agência das Bacias PCJ e poder público

Tamanho da letra:

Uma comitiva formada por oito prefeitos de diferentes municípios do chamado "Triângulo do Norte" - tríplice fronteira da América Central formada por Honduras, El Salvador e Guatemala – estão em Piracicaba nesta semana (segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de abril) para conhecer o trabalho realizado pela Fundação Agência das Bacias PCJ e também o sistema de saneamento básico gerenciado pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Além dos prefeitos, o grupo é formado por técnicos de duas associações de prefeituras dos três países, a Comunidade Trinacional da Fronteira do Rio Lempa e a Comunidade CopanCh’rti’. No total, são 15 pessoas. A comitiva foi recebida hoje pelo diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera e amanhã será recepcionada pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, recém eleito presidente dos Comitês PCJ.

A primeira atividade do grupo foi conhecer a experiência da Agência PCJ na gestão dos recursos hídricos. Para isso, eles visitaram a sede da entidade, no bairro Higienópolis, entre 14h e 17h30 de segunda-feira, dia 17.

Já na manhã de terça-feira, dia 18, a comitiva se reunirá com o prefeito Barjas Negri, em seu gabinete a partir das 9h, e depois fará uma visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão.

“O objetivo da visita é conhecer a experiência da Agência PCJ no tema de compensação ambiental, a cobrança pelo uso da água que é feita nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Da mesma forma, outro objetivo é conhecer um projeto concreto de uma obra de engenharia que tenha sido feita com esse orçamento e os mecanismos de implementação dessas obras”, explicou o líder da comitiva, Héctor Alonso Aguirre, gerente geral da Comunidade Trinacional da Fronteira do Rio Lempa, da qual fazem parte um grupo de municípios dos três países da América Central. “A equipe não conhecia nada das Bacias PCJ. Esta é a primeira oportunidade de conhecer a experiência da Agência PCJ e a região”, ressaltou Aguirre.

Segundo ele, a expectativa do grupo é conhecer os procedimentos adotados pela Agência PCJ para executar a cobrança pelo uso da água nas bacias e como é realizada essa arrecadação, além de conhecer o funcionamento e a estrutura da entidade, entre outros detalhes técnicos do trabalho que é executado anualmente.

Criada em 2009, a Fundação Agência das Bacias PCJ atua como Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. A entidade é responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. A Agência PCJ se tornou uma referência nacional e internacional nessa área e frequentemente recebe visitas de pessoas do Brasil e de outros países, em busca de conhecimento e experiência na gestão de recursos hídricos.

Amanhã durante o encontro no gabinete do prefeito e presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, será celebrado um termo de cooperação técnica entre a Agência PCJ e a “Mancomunidad Trinacional Fronteriza Rio Lempa” para o desenvolvimento de ações conjuntas na área de gestão integrada dos recursos hídricos.

SERVIÇO
Visita de prefeitos e técnicos da “Mancomunidad Trinacional Fronteriza Rio Lempa e Mancomunidad CopanCh´rti’”, formadas por diversos municípios de El Salvador, Guatemala e Honduras (América Central)
DATA: Terça-feira, dia 18 de abril de 2017
HORÁRIO: 9h00
LOCAL: Gabinete do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (seguida de visita à ETE Ponte do Caixão)
ENDEREÇO: Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – bairro Chácara Nazareth