Agência PCJ é parceira do Fórum Brasil de Gestão Ambiental que acontece em Campinas

Tamanho da letra:

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, no espaço Expo Dom Pedro (Shopping Dom Pedro, Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas - SP), acontece o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, uma iniciativa quadripartite que tem organizações públicas de várias esferas, organizações privadas e mistas, além de não governamentais, entre seus realizadores. Trata-se do maior evento ambiental já realizado no país, onde cerca de 50 atividades simultâneas irão acontecer ao longo de três dias, como palestras, workshops, fóruns, debates, câmaras técnicas, rodadas de negócios, exposições e feira, com realização de apoiadores, patrocinadores e convidados, sempre das 8h até 21h.

As inscrições para participar são gratuitas e devem ser feitas na página do evento (www.fbga.com.br) onde toda grade de programação pode ser conferida. A iniciativa é da ANAMMA – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, FNP - Frente Nacional de Prefeitos, Programa Cidades Sustentáveis, CDP – Carbon Disclosure Project, SINDIRREFINO – Sindicato Nacional da Indústria de Rerrefino de Óleos Minerais, Consórcio PCJ, CB27 – Fórum das Capitais Brasileiras, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, SOS Mata Atlântica, COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Campinas, AESAS – Associação Brasileira de Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Campinas – além de mais de 25 apoiadores, entre eles a Agência das Bacias PCJ. O patrocínio é da SANASA Campinas, Leste – Administração de Recursos Ltda., MRV Participações, Aeroportos Brasil Viracopos e Ecoinfinity. A organização é da MetaCRM Desenvolvimento Comercial e Cultural.

“Serão três dias de pura imersão em todas as nuances da questão ambiental”, diz Rogério Menezes, Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e presidente da ANAMMA. “Quando tivemos a ideia para esse fórum, começamos a contatar parceiros interessados e sentimos que faltava um grande evento multisetorial que pudesse reunir, num mesmo espaço, durante um breve período, atores, instituições e organismos que querem e precisam dialogar entre si. A dimensão que o evento tomou nos causou apreensão em um primeiro momento, mas tudo caminhou para uma organização que vai colocar Campinas no mapa mundial quando o assunto for eventos ambientais”, explica.

Através do convite de Menezes, o Fórum será aberto pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., também foram convidados para a abertura.

Para além de debates técnicos ou reuniões específicas, a programação conta com discussões abrangentes e de grande interesse público, como as que irão tratar de temas como arborização urbana e preservação de cavernas. A feira, que acontece durante o evento, vai reunir algumas das maiores novidades da indústria quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade, como veículos elétricos, elevadores hidráulicos movidos por energia solar, reciclagem de materiais de alto impacto e até o combate a dengue através do mosquito Aedes Aegypti geneticamente modificado.

“O meio ambiente deve interessar a todos, não apenas a especialistas”, conclui Menezes. “Por isso tivemos o cuidado de desenhar um evento que possa chamar a atenção de todos”.

Mais informações: www.fbga.com.br