EM SUA QUARTA EDIÇÃO Workshop dos Comitês e Agência PCJ vai aprofundar debate sobre gestão e uso das águas subterrâneas nas Bacias e no país

Tamanho da letra:

Evento é gratuito e acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no campus da Unesp, em Rio Claro. Programação conta com minicursos, palestras e mesas-redondas; as vagas são limitadas

 

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre o uso e gestão das águas subterrâneas, os Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e sua Secretaria Executiva, a Agência das Bacias PCJ, em parceria com o Centro de Estudos Ambientais da Unesp– Rio Claro, irão realizar, entre os dias 25, 26 e 27 de setembro, o IV Workshop de Águas Subterrâneas: “Compartilhando Experiências”. O evento está sendo organizado pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS) dos Comitês PCJ, e será realizado no campus da Unesp, em Rio Claro. Na sua programação estão previstos três minicursos, além de palestras e mesas-redondas, todos ministrados por especialistas renomados nessa área.

 

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.agenciapcj.org.br/aguassubterraneas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nesse mesmo link. Atenção: as vagas são limitadas.

 

DEMANDA

O workshop visa atender a necessidade de informações e conscientização a respeito de águas subterrâneas, com foco na sua preservação e utilização racional frente ao cenário de aumento populacional nas cidades localizadas nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que hoje contam com cerca de 5,5 milhões de habitantes. O aumento populacional e da atividade econômica fez com que as águas subterrâneas adquirissem uma importância cada vez maior em nossa sociedade.

“Nosso objetivo principal é possibilitar a troca de experiências a respeito de águas subterrâneas entre gestores, usuários, a comunidade acadêmica e o público em geral. A partir dessa troca, poderemos avançar na correta gestão dos recursos hídricos, tanto no âmbito dos Comitês PCJ quanto no nacional”, ressaltou o coordenador da CT-AS e um dos organizadores do evento, o geólogo e pesquisador da Unesp, Didier Gastmans.

 

AUMENTO

A captação de águas subterrâneas tem aumentado ao longo dos anos, especialmente após a crise hídrica ocorrida entre 2014 e 2015. As vazões outorgadas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado) que eram de 2,73 m³/s em 2011, saltaram para 3,3 m³/s em 2015.

Entretanto, Gastmans explica que as águas subterrâneas apesar de muito exploradas nas Bacias PCJ, são um recurso pouco estudado, que necessita de maior atenção no que se refere ao incentivo à geração de dados e informações sobre disponibilidade hídrica e qualidade.

A CT-AS dos Comitês PCJ tem se mobilizado, nos últimos anos, na propositura de ações voltadas à gestão dos recursos hídricos, à divulgação e avanço do conhecimento técnico-científico e ao aprimoramento do Plano de Bacias Hidrográficas do PCJ.

“Estamos comprometidos em conduzir um fórum de discussões que atendam aos anseios dos vários setores da sociedade”, ressaltou Gastmans.  “Com certeza, o workshop será uma experiência enriquecedora para todos”, acrescentou.

 

SERVIÇO

IV Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês e da Agência PCJ

Data e local: 25, 26 e 27 de setembro de 2017 no campus da Unesp, em Rio Claro

25/09: Minicursos no CEA (Centro de Estudos Ambientais) da Unesp, das 8h30 às 17h30

26 e 27/09: Palestras e mesas-redondas no Salão Nobre Prof. Dr. Adistão Marcon (Departamento de Geografia), das 9h às 18h.

Mais informações e inscrições: www.agenciapcj.org.br/aguassubterraneas

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (19) 3437-2100