Limpeza da calha do Rio Atibainha melhora fluxo da água para Campinas e região

Tamanho da letra:

Agência das Bacias PCJ assina, na segunda-feira (10 de junho), contrato para a realização do trabalho que deverá diminuir o tempo para a água do Cantareira chegar até as torneiras de moradores

Na segunda-feira (10 de junho), a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e a empresa Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda assinam, às 14h, o contrato n° 017/2019 para a prestação do serviço orçado em R$ 749.993,32. Com extensão de 27 quilômetros, a calha do Rio Atibainha encontra-se, em grande parte de sua área, tomada por vegetação herbáceas, entre elas gramíneas, e com troncos e galhos caídos.

Além disso, existem pontos de assoreamento. A situação foi constatada por um a equipe de hidrometria da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Elaine Franco de Campos, o cenário encontrado no Rio Atibainha faz com que o tempo de trânsito da água seja maior, traz risco no atendimento das demandas em cidades como Campinas e Jundiaí, e pode ocasionar alagamentos no município de Bom Jesus dos Perdões.

“O trabalho de limpeza da calha melhora a condição de fluxo do manancial de forma a tornar mais eficientes as descargas de vazão do Sistema Cantareira. É uma forma de evitar que em períodos de estiagem haja necessidade de liberar mais água do que o necessário e assim, manter a água armazenada no reservatório do Cantareira”, explica Elaine.

O Atibainha concentra a maior parte das demandas por água das Bacias PCJ. É nele que se encontram captações para abastecer Campinas, Jundiaí, Atibaia (SP) e Itatiba (SP).

Ação

O prazo para a execução do trabalho é de cinco meses. Será realizada a limpeza da calha no ponto inicial à vazão da barragem, em Nazaré Paulista (SP), até o encontro com o Rio Cachoeirinha.

O serviço prevê a retirada da vegetação e de galhos e troncos caídos sobre a calha. A atividade foi realizada pela última vez em 2008. O serviço foi feito pela Sabesp com recursos da Cobrança PCJ Federal.

Serviço

Assinatura do Contrato e emissão da ordem de serviço referentes a “Execução de serviços de limpeza da calha do Rio Atibainha”
Data: segunda-feira, 10 de junho
Horário: 14 horas
Local: Agência das Bacias PCJ
Endereço: Rua Alfredo Guedes, n° 1949, sala 803, Edifício Racz Center, Higienópolis
Piracicaba (SP)